A energia do seu condomínio está sendo usada conscientemente?

energia elétrica condomínio

Em vários condomínios, quando o assunto energia elétrica é abordado, só uma palavra vem à cabeça: economia. Mas o que você e todos os moradores do seu condomínio estão fazendo para economizar energia? Se a resposta for “não sei” ou “não estamos fazendo nada”, não se preocupe! Neste artigo iremos mostrar para você que reduzir gastos elétricos não é nenhum bicho de sete cabeças. Preparados?

 

Como aumentar a economia de energia em condomínios?

Para o síndico, monitorar os gastos não é uma tarefa fácil ou mesmo possível por completo, por isso a educação estratégica dos moradores é a melhor opção para evitar que os gastos ultrapassem o necessário.

Por isso, vamos apresentar algumas soluções para que, você síndico, possa resolver os exageros com o gasto de energia elétrica.

 

1º passo: crie comunicados

Muitas pessoas não se dão conta do que pode ser feito para economizar energia onde moram. Sendo assim, antes de qualquer ação, notifique todos os condôminos e apresente bons argumentos para convencê-los.

Com uma simples ação você chama a atenção do morador para o uso desnecessário de energia que muitas vezes passa despercebido.

 

2º passo: faça reuniões

A melhor maneira de propagar totalmente o que foi dito no primeiro passo é reunir os moradores e conversar sobre o assunto. Dessa forma o seu objetivo ficará claro e as orientações podem ser transformadas em regras se houver um acordo entre todos.

Ao reunir todos os moradores, fale da importância da economia de energia. Mas não fale somente da economia em áreas comuns, mas também de maneira individual de cada residência. Uma reunião voltada para este assunto demonstrará a preocupação por parte do responsável pelo condomínio e reforçará as instruções passadas no dia a dia.

 

3º passo: comece as mudanças

Após avisar todos os moradores, estude o ambiente, esse passo é muito importante para considerar as áreas que mais consomem ou desperdiçam energia, e o que pode ser mudado nelas. Verifique a movimentação diária de determinados lugares e identifique os picos de gasto, assim você saberá o que fazer para amenizá-los.

 

– Troque as lâmpadas do tipo fluorescentes por lâmpadas de LED

As lâmpadas fluorescentes já ajudam bastante na economia de energia, mas aposte nas lâmpadas de LED, que fazem com que você economize ainda mais em comparação com a citada acima.

 

– Sensores de presença ou minuterias

Esse tipo de equipamento vale apena somente se o “acende e apaga” não ocorrer durante todo o dia. Portanto, só aposte neste artifício se a luz for ficar apagada a maior parte do tempo. Se for bem direcionado, este equipamento pode ajudar a economizar até 50% de energia do local.

 

– Pintura interna

Ambientes internos pintados com cores claras podem demandar menos (ou nenhuma) iluminação durante o dia.

 

– Iluminação do elevador

Em sua grande maioria, as luzes da cabine do elevador ficam acesas todos os dias da semana. Desta maneira fazendo com que esse ambiente seja um dos maiores inimigos no gasto de energia no condomínio.

Para reduzir de forma considerável este consumo, opte por LEDs para o local, ao  fazer isso, você pode diminuir consideravelmente o consumo de energia na cabine.

Os condomínios residenciais são grandes consumidores de energia elétrica, por isso praticar o consumo consciente de energia em condomínios é tão importante. A matriz energética brasileira ainda é muito dependente de usinas hidrelétricas – caso haja uma forte crise hídrica no país, a geração de energia será comprometida. Sem água não temos eletricidade, sem eletricidade não temos desenvolvimento – e por aí vai.

Gostou deste artigo? Compartilhe com o máximo de pessoas que você conhecer. Desta maneira você estará ajudando outras pessoas a economizar energia!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

A Telemetra é a empresa mais completa e atualizada quando se trata de Individualização de Água, Energia e Gás com tecnologia e gestão via aplicativo.

Central de Atendimento

4007-2349

Central de Atendimento: 4007-2349

Telemetra 2018. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por

Telemetra 2019. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por

Fechar Menu