Os problemas com o consumo de água e energia são uma realidade em diversos condomínios. Muitos não possuem a individualização dos contadores de água e energia, causando uma imensa confusão entre os moradores.
Por exemplo, dividir o consumo por apartamento é completamente injusto já que existem casas que possuem apenas 1 morador e outras que possuem 3 ou 4 ou até mais. Muitos gestores, para fugir desse problema, dividem o consumo de forma individual o que pode também gerar injustiças.
Pense bem, uma pessoa que trabalha viajando na maior parte do tempo e só está em casa consumindo água e energia elétrica nos finais de semana não pode pagar o mesmo que alguém que passa o dia em casa. Por isso e por diversos outros motivos, a cobrança individualizada é a melhor opção.
Você ainda não possui um sistema de medição individual no condomínio? Então, veja abaixo os benefícios do gerenciamento de consumo não só para o gestor, mas também para todos os moradores.
Permite o controle de gastos
Uma das maneiras que as pessoas podem economizar água e energia elétrica é fazendo o controle dos custos de vida. Um deles é reduzir o desperdício desses serviços e essa redução pode ser acompanhada pelo medidor individual.
Além disso, sabendo quanto consome por mês, o morador pode fazer uma média mensal dos custos desses serviços e se organizar melhor financeiramente falando.
Identifica vazamentos
O consumo mensal de um determinado morador é de cerca de R$ 100 por mês. Digamos que no mês seguinte o consumo subiu para R$ 250 sem que houvesse mudanças na rotina dessa pessoa. Nesse caso, já é possível suspeitar de um possível vazamento e assim, resolvê-lo o mais rápido possível.
Porém, isso só é possível se o condomínio utilizar medidores individuais em cada uma das casas. Do contrário, fica bem difícil identificar em que ponto do local esse vazamento está ocorrendo e todos pagam a conta.
Valoriza o imóvel
A estrutura do condomínio e a forma com a qual ele é gerido é uma das variáveis que promovem a valorização do imóvel.
Se coloque no lugar de quem pretende comprar ou alugar um imóvel em um condomínio. Certamente você daria preferência a um lugar no qual houvesse um medidor individual. Além de evitar custos maiores para os inquilinos, também evita uma série de discussões e problemas na hora de dividir o valor total da água.
Acompanha a lei
De acordo com a lei 13.312 de julho de 2016, sancionada pelo então presidente Michel Temer, todos os novos condomínios passaram a contar, de maneira obrigatória, com o gerenciamento eletrônico de consumo individual. A lei vale para 2021 e esse intervalo de tempo foi dado justamente para que os condomínios possam se adaptar a essa nova realidade.
Para cuidar desse assunto tão importante é essencial contratar uma empresa especializada no assunto e que já possuem amplo conhecimento no mercado. Dessa forma, você saberá que tudo está sendo feito de acordo com o que determina a lei e não precisará mais passar por determinados problemas no futuro.
O que achou dos benefícios do gerenciamento de consumo? Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre-os também para outras pessoas!